É a especialidade da medicina dentária que se dedica à prevenção e correção das más posições dos dentes e dos maxilares. Dentes apinhados, sem engrenarem corretamente são difíceis de higienizar, levando a problemas gengivais, periodontais, musculares e articulares, diminuindo o tempo de vida dos dentes e provocando problemas graves nas articulações. O stress nos músculos da mastigação pode causar dores de cabeça, disfunção da ATM e dores na região do pescoço, ombros e costas.
Além de melhorar o sorriso e a estética facial, com o consequente aumento da autoestima e facilidade de inserção social, o tratamento ortodôntico permite recuperar a saúde oral, a função mastigatória, articular e a durabilidade da dentição.
Tratamos o paciente individualmente e não como um protótipo, fazemos um diagnóstico exaustivo e traçamos um plano de tratamento adequado a cada caso, com a intervenção de outras especialidades e meios complementares.
Atuamos e intervimos com os diferentes tipos de aparelhos, fixos, removíveis, intercetivos, funcionais, mio-funcionais, pré-cirúrgicos e ainda os invisíveis.
Todas as crianças devem ter a sua primeira consulta de ortodontia por volta dos 6-7 anos de idade, após a erupção dos primeiros dentes definitivos, para avaliar a necessidade de tratamento. A ortodontia intercetiva odontopediátrica previne e trata as alterações oclusais em bebés, crianças e adolescentes.
As medidas preventivas e intercetivas são fundamentais para o desenvolvimento harmonioso oclusal e estético da criança.
O nosso exame clínico precoce pode indiciar desvios da normalidade oclusal, alerta-nos para implementar as medidas adequadas e atempadas, evitando consequências graves na oclusão dentária minimizando problemas futuros.
Os alinhadores representam uma das grandes inovações da ortodontia.
Os alinhadores invisíveis são umas goteiras removíveis, finas, ajustadas aos dentes e praticamente invisíveis, que não necessitam de brackets para mover os dentes. Aparelho cómodo, que permite a sua remoção para comer e higienizar os dentes.
Trata-se de um tratamento totalmente personalizado e individualizado a cada paciente, à nossa disposição contamos com uma marca de alinhadores que trabalha diretamente connosco na evolução dos mesmos, proporcionando aos nossos pacientes os últimos avanços na indústria dos alinhadores dentários.
Existem muitos estudos que demostram que as alterações respiratórias e a disfunção dos tecidos moles são a principal causa de má oclusão, fraco crescimento maxilar, incorreto desenvolvimento facial e desordens ou disfunções da articulação temporo-mandibular.
A grande maioria das crianças apresenta apinhamento dentário, que se torna evidente aos 3-5 anos de idade, sendo frequentemente atribuído a fatores hereditários. No entanto, além da genética, outras causas como a respiração oral, incorreta posição da língua, deglutição atípica ou infantil e sução da bochecha, conhecidos como maus hábitos miofuncionais, estão mais na origem da má oclusão e pouco crescimento craniofacial.
Na nossa clínica utilizamos um sistema inovador, o sistema Myobrace®, que consiste num tipo de sistema de aparelhos removíveis, que têm que ser usados no mínimo 2 horas por dia e durante a noite. É um tratamento preventivo pré ortodôntico que tem como objetivo eliminar as causas, corrigir os maus hábitos orais, permitir a correta respiração nasal, a correta função da musculatura oro-facial, o correto posicionamento da língua e normalizar o desenvolvimento das arcadas, a forma, a expansão e o alinhamento correto dos dentes (através de forças muito leves), sendo assim possível prevenir a necessidade de utilização de brackets (aparelhos fixos) e extrações mais tarde.
A Odontopediatria é a especialidade da Medicina Dentária que se dedica à saúde oral dos bebés, crianças e adolescentes.
Temos como objetivo primordial a realização de tratamentos preventivos e curativos que vão permitir à criança atingir a idade adulta com uma boca e dentição saudáveis, funcionais e esteticamente agradáveis. Além disso, ajudamos a criar uma relação de confiança com a criança e um ambiente favorável que elimine os medos ou receios.
Sabendo que o mundo é das crianças e é para elas a nossa atenção, proporcionamos o melhor acompanhamento Médico Dentário a nível científico e emocional que vise conforto e segurança em todas as fases de desenvolvimento, físico e psicológico, interagindo com outras áreas como a terapia da fala, nutrição, fisioterapia, pediatria e psicologia.
Recomendamos que a primeira consulta se realize a partir do momento em que nasçam os primeiros dentes de leite, normalmente entre os 6 meses e 1 ano de idade.
Alguns dos tratamentos:
-Consulta do bebé, que consiste na avaliação da saúde dentária e orientação dos pais acerca de alimentação e uso de flúor para evitar “cáries de biberão”, instruções e técnicas de higiene oral.
- Aplicação de selantes de fissuras, método muito eficaz de prevenção de cáries rápido e indolor.
- Tratamento de cáries, eliminação das cáries nos dentes de leite, tratamento de lesões no esmalte, dentina e polpa, tratamentos radiculares.
- Tratamento de traumatismos dentários, a rápida intervenção do dentista e o tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores. Traumatismos nos dentes de leite podem afetar a formação dos dentes definitivos, alterações de forma, cor, direção de erupção, etc.
- Deteção de hábitos nocivos.
A Dentisteria ocupa-se da recuperação de dentes afetados por cárie dentária, fraturados por traumatismo, com alterações de forma ou cor ou da substituição de obturações antigas e em mau estado.
Estes tratamentos são realizados com materiais altamente estéticos (resinas ou cerâmicas) que substituem os tecidos perdidos de uma forma biomimética, restituindo o seu aspeto estético e natural.
Melhora a cor dos dentes que podem escurecer devido a vários fatores, como tabaco, consumo de café, chá, vinho tinto ou refrigerantes.
Na nossa clínica disponibilizamos várias técnicas de branqueamento dentário, a seleção da técnica mais eficaz a ser usada depende das condições clínicas de cada paciente, das suas expectativas e da rapidez dos resultados de tratamento pretendidas.
Os alinhadores representam uma das grandes inovações da ortodontia.
Os alinhadores invisíveis são umas goteiras removíveis, finas, ajustadas aos dentes e praticamente invisíveis, que não necessitam de brackets para mover os dentes. Aparelho cómodo, que permite a sua remoção para comer e higienizar os dentes. Trata-se de um tratamento totalmente personalizado e individualizado a cada paciente, à nossa disposição contamos com uma marca de alinhadores que trabalha diretamente connosco na evolução dos mesmos, proporcionando aos nossos pacientes os últimos avanços na indústria dos alinhadores dentários.
A perda de dentes pode ter várias causas, como a cárie dentária, traumatismos e doenças gengivais, sendo esta última a causa mais frequente.
O paciente geralmente procura tratamento quando a estética está comprometida, mas basta a ausência de um dente para provocar um desequilíbrio mastigatório muito significativo. Todos os dentes sofrem alterações, principalmente os adjacentes e os oponentes tendem a mover-se para o espaço em falta.
Para restaurar as funções mastigatória, estética e fonética devemos substituir os dentes comprometidos ou ausentes através de facetas, coroas, pontes ou implantes.
As doenças periodontais são uma das principais causas da perda de dentes nos adultos. As visitas regulares ao dentista são essenciais para manter a saúde das gengivas e para um diagnóstico e tratamento atempados, quando necessários.
A fase inicial chama-se gengivite, caracterizada por gengivas mais vermelhas, inflamadas e com sangramento. As fases avançadas das doenças periodontais constituem problemas mais sérios, afetando todos os tecidos de suporte dos dentes, implicando perda óssea, podendo manifestar-se com sinais e sintomas como presença de supuração, mau hálito persistente, mobilidade dentária, aparecimento de espaços entre os dentes e alterações na mordida.
As consultas de manutenção e sua periodicidade devem ser adaptadas às necessidades de cada paciente. São de suma importância e essenciais para aumentar a longevidade dos dentes.
O implante dentário é a melhor opção para substituir um dente ausente.
Os implantes são como “raízes artificiais”, estruturas em titânio puro, são colocados para substituir os dentes ausentes ou perdidos com o objetivo de suportar uma coroa e/ou prótese.
Os implantes estabelecem uma união biológica com o osso, perfeitamente saudável e estável. São uma alternativa às tradicionais “pontes”, visto que não é necessário fazer preparos nos dentes adjacentes.
Em muitos casos, é possível colocar dentes provisórios no mesmo dia em que se faz o implante, restabelecendo imediatamente a estética e encurtando a duração do tratamento.
A Endodontia é o ramo da Medicina Dentária que se ocupa do tratamento da polpa dentária, onde se encontram os vasos e os nervos dos dentes, sendo comummente chamado de “desvitalização”. Cáries muito profundas, traumatismos ou desgastes dentários severos podem originar uma pulpite (inflamação da polpa), normalmente acompanhada de dor forte.
A endodontia consiste na remoção da polpa inflamada e sua substituição por um material biocompatível. Assim, é muitas vezes possível salvar dentes que de outra forma teriam que ser extraídos.
Dispomos, na nossa clínica, das técnicas mais recentes de endodontia manual e mecanizada, as quais possibilitam salvar estes dentes, mantendo-lhes a função mastigatória e a estética inalteradas.
O retratamento endodôntico não cirúrgico é sempre uma opção, quando surge um fracasso de um tratamento endodôntico prévio. Trata-se geralmente de um procedimento de elevada dificuldade, pelo que por vezes é necessário recorrer à microcirurgia endodôntica como alternativa de recurso.
A cirurgia oral é a área da medicina dentária que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico das doenças, lesões e anomalias dos dentes, boca, maxilares e estruturas anexas.
O campo de atuação da cirurgia oral é muito extenso, incluindo, entre outros, os seguintes atos: exodontias (extração de dentes inclusos ou presentes na arcada), cirurgia endodôntica, cirurgia de patologia quística ou tumoral, cirurgia periodontal, implantologia, cirurgia pré-protética (preparação da boca para que seja colocada uma prótese), cirurgia de lesões infeciosas e traumatologia oral.
Os dentes do siso ou terceiros molares são dentes que frequentemente necessitam ser extraídos, por falta de espaço na arcada ou por inclusão, principalmente os inferiores. A inclusão dentária é uma alteração de desenvolvimento em que um determinado dente, chegada a época normal de erupção, permanece no interior dos tecidos da cavidade oral (osso ou mucosa).
Área que se dedica ao tratamento de substituição de dentes e outras estruturas orais (gengiva e osso), restabelecendo a função estética, fonética e mastigatória, através de próteses dentárias fixas ou removíveis.
É a restauração parcial ou total da coroa de um dente através de uma prótese que é colocada sobre o dente natural previamente preparado e/ou sobre implantes dentários, não podendo ser removida pelo paciente.
Poderá ainda ser utilizada para a substituição de um ou mais dentes perdidos. As próteses fixas podem ser coroas ou pontes e têm como objetivo mimetizar ao máximo a dentição natural do indivíduo.
São utilizadas em situações de ausência de alguns dentes e em que os dentes remanescentes são saudáveis.
Podem ser de estrutura metálica ou acrílica, para suporte de dentes artificiais, destinada a restabelecer as funções orais: mastigação, estética, fonética, assim como, a estabilização e prevenção de outros problemas nos dentes remanescentes. No caso de perda total dos dentes naturais, as próteses totais podem substituir todos os dentes e restabelecer o sorriso.
Terão que ser removidas pelo paciente para higienização completa.
A Harmonização facial permite melhorar a estética da boca, dos lábios e da face em geral. Consiste em procedimentos que proporcionam o alinhamento e a correção de alguns ângulos da face, prevenindo o envelhecimento e realçando a beleza natural.
Tem como principais benefícios:
- Rejuvenescimento facial
- Retardamento do envelhecimento
- Correções labiais
- Eliminação da flacidez da pele
- Correção de pequenas assimetrias faciais
- Suavização de rugas e retardamento do seu aparecimento
- Correção do sorriso gengival.
We and selected partners and related companies, use cookies and similar technologies as specified in our Cookies Policy. You agree to consent to the use of these technologies by clicking Accept, or by continuing to browse this website. You can learn more about how we use cookies and set cookie preferences in Settings.